sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As práticas em avaliação: mitos e realidades


Coloco aqui um link para um site canadense que avança nesta questão da avaliação.O texto está em francês mas quem se interessar pode solicitar a tradução do artigo ou parte dele. Deixo aqui a tradução de alguns dos tópicos abordados e parte da introdução:


"O professor é consciente que avalia diariamente? É importante, no contexto atual, revisitar certos lugares comuns relativos à avaliação.Tentaremos então ver mais claramente algumas destas ideias."
  • " A ação de avaliar os alunos intervem apenas no final da aprendizagem.”
  • “ É necessário sempre avaliar tudo.”
  • "A avaliação qualitativa é mais subjectiva que a avaliação de tipo quantitativo.”
  • e etc...
"...Porque avaliar é um ato profissional que visa primeiro ajudar o aluno nas suas aprendizagens (avaliação em cursos de aprendizagem), em seguida a dar conta do nível de desenvolvimento das suas competências (avaliação do balanço das aprendizagens), o professor é chamado para um olhar avaliativo em cada um dos momentos chave da aprendizagem."

"Avaliar significa diagnosticar, apreciar, medir, testar, observar, para melhor intervir. É necessário por conseguinte também encarar a avaliação como receptor da aprendizagem, e como uma medida das aquisições do aluno no fim de um percurso."

"Todo indivíduo pode melhorar sempre.Cada um ao seu ritmo, em campos limitados ou mais vastos, todos os alunos fazem progressos. Não é justo supor que um aluno que encontrou dificuldades no início do percurso não possa desenvolver estratégias mais eficazes e fazer progressos enormes ao final do percurso."
FONTE: Les pratiques en évaluation : mythes et réalités - Julie Fortin
OBJETOS DE APRENDIZAGEM(O.A) E AVALIAÇÃO
Avaliar a partir dos objetos de aprendizagem é uma questão a ser discutida no que concerne o como fazer? Leia o texto abaixo de professores do CEFET CE:

“Objetos de Aprendizagem (OA) são recursos que vêm sendo utilizados largamente para dar suporte ao aprendizado apoiado por computador. Para que possamos aferir a eficácia na assimilação dos conhecimentos fornecidos por esses recursos, os mesmos devem oferecer mecanismos através dos quais se possa avaliar a aprendizagem dos conteúdos apresentados... Esse trabalho tem a intenção de fornecer diretrizes para um melhor aproveitamento dos conteúdos dos OA, a partir da catalogação de experiências bem sucedidas." MAIS...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Frases marcantes de Steve Jobs


“Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores.Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado[ o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer relacionamento longo, só fica melhor e melhor ao longo dos anos. Por isso, continue procurando até encontrar, não pare" – discurso durante formatura em Stanford, 2005

“Se eu tivesse largado esta única disciplina na faculdade [caligrafia], o Mac não teria diversas fontes e espaços proporcionais entre elas. E já que o Windows copiou o Mac, seria provável que nenhum outro computador tivesse a mesma coisa”. discurso durante formatura em Stanford, 2005


Leia mais, clique na maçã!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESTOU DE LUTO, JOBS SE FOI...



NOSSO SÉCULO SÓ TEM A AGRADECER AO GRANDE GÊNIO STEVE JOBS! Assim como eu,você e todo ser humano que se interessa pelas novas tecnologias...que pesar eu sinto, que tristeza...
OBRIGADA POR SUA GENIALIDADE JOBS, ETERNAMENTE OBRIGADA...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Blogs e seus conteúdos


Pesquisa revela que entretenimento, tecnologia e Educação são os assuntos mais publicados nos blogs do Brasil.

LEIA MAIS, CLIQUE NA IMAGEM