Quem sou eu?

MINI-CURRÍCULO: Niuza Eugênia do Amaral Lima

Encontro de Professores MAGISTRA -
Fev/2013, Oficinas de Blog
   Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, graduação em LETRAS / UFMG Licenciatura Plena com habilitação em Francês e sua Literatura. Professora de FLE- Francês Língua Estrangeira em curso particular, Professora de Francês concursada pela SEEMG, Escola Estadual Prof. Leon Renault onde atuou como professora de Francês para ensino fundamental; Coordenadora do Laboratório de Informática para Ensino Fundamental e EJA - Educação de Jovens e Adultos e na Vice-Direção em 2004 e 2009 . Autora de blogs didáticos, experiência em elaboração de provas de Francês para Concurso Vestibular (de 1998 a 2004); em tutoria - TV ESCOLA e os Desafios de Hoje - UNIREDE. Organizadora de material para cursos de formação continuada, com ênfase em língua estrangeira, informática na prática pedagógica abrangendo os temas: transposição didática; aprendizagem significativa; analogias, metáforas e modelos na educação. Membro do grupo de pesquisa AMTEC/CEFET-MG. Palestrante em Seminários, Fórum sobre o Uso Adequado da Tecnologia na Educação; apresentação oral no 4º Simpósio do hipertexto da UFPE; Cursos para secretárias de escolas municipais sobre informática; Organizadora de oficinas de blogs para cursos de formação continuada; Minicurso sobre Blog Didático para MAGISTRA - SEEMG 2012; Minicurso recente, apresentado no II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação em SP na Universidade P. Mackenzie, artigo publicado nos anais do 4º Simpósio do hipertexto na UFPE (nov.2012); artigo publicado nos anais do CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (set.2013); curso de formação continuada para professores da secretaria municipal de educação da cidade de barroso- MG: Computador na sala de aula: desafios possíveis e  na V Semana de Educação em Barroso: Blog como recurso didático, e Introdução ao  Google Docs;  artigo aprovado para apresentação no IV SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e tecnológica- 2014.

Membro do grupo de pesquisa AMTEC - CEFET-MG.



CURRÍCULO LATTES





Autora dos blogs:

AULA DE FRANCES
INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
INFOLEON


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: "METÁFORAS E INTERFACES GRÁFICAS: contribuições para uma aprendizagem significativa da informática"


Artigo Publicado nos ANAIS do IV Simpósio do Hipertexto - Recife/ Nov. 2012


Trajetória Acadêmica: do Francês à Educação Tecnológica 

Faço questão de colocar aqui um pouco desta trajetória de minha vida pelos questionamentos que muitas pessoas fazem sobre onde está a ligação de um conteúdo ao outro, ou seja , o que o francês, que é a sua graduação, tem a ver com a informática?? ou com a Educação Tecnológica que é mais abrangente. A resposta, analogicamente,  é mais simples do que se pode imaginar: ambos tratam da  LINGUAGEM, e consequentemente da comunicação. Quando buscamos aprender uma Língua Estrangeira , estamos buscando a capacidade de nos comunicarmos com os falantes daquela língua. Precisamos então conhecer os vócabulos, as expressões idiomáticas, a literatura ou escrita desta língua, para então podermos nos comunicar. Quando buscamos aprender informática, estamos buscando no primeiro momento, a capacidade de nos comunicarmos com a máquina. Precisamos então conhecer o significado dos ícones, as funções de cada comando, precisamos interpretar as interfaces dos programas, para então conseguir interagir com a máquina.
 Os mecanismos para ensinar um conteúdo e outro são portanto bem parecidos, assim como o processo: uma vez apreendido um vocábulo, ele se instala na memória e a qualquer tempo vem à tona, uma vez apreendido um comando ele também se instala e virá à tona a qualquer momento. Bem , não é atoa que se usam o termo "analfabeto digital" para quem não sabe usar o computador, assim como se falam em "fluência digital" para quem tem um bom domínio. Assim a relação está portanto, mais do que  estabelecida.
 
Mas há outro aspecto que foi significativo para mim nesta trajetória: a busca da qualidade do material didático que oferecia aos meus alunos de Francês. Isto porque sempre fui perfeccionista e exigente com a qualidade. O computador com os editores de texto, a formatação, a inserção de imagens  e enfim a impressão, me permitiram  elaborar um material rico, organizado, abrangente. No momento então que surgiu a Internet, meu sonho passou a ser a criação de um site, de uma página na Internet para ensinar Francês Língua Estrangeira - FLE. A possibilidade de encurtar a distância entre um brasileiro e um falante nativo do idioma, além da rapidez de comunicação. Busquei então para este fim o curso de Pós-Graduação em Informática Aplicada, que me levou para um grupo de estudos em Analogias e Metáforas e que finalmente me conduziu ao Mestrado em Educação Tecnológica. Enquanto mestranda fui oferecendo cursos de formação continuada em informática para professores da rede pública estadual. Nesta época surgiam os primeiros blogs e em uma das disciplinas do mestrado (2006), uma das atividades foi a criação de um blog. Descobri naquele momento que meu desejo de criar minha página na Internet estava enfim ao meu alcance, sem depender de um tecnico para manutenção da página, possibilitando a criação de um ambiente diversificado, com a minha "cara".

Agora caminho para transmitir aos profissionais da educação o vislumbre desta possibilidade. É por esta razão que nasceu este espaço, com a logomarca ao lado, tendo uma coruja no centro de tudo.
Atena (Minerva para os romanos), uma das deusas de maior projeção e de sentido mais espiritual da mitologia grega, é a deusa da sabedoria, senhora das artes e das prendas femininas. Seu pássaro favorito é a coruja, cujo olhar penetra nas trevas, assim como a inteligência penetra na obscuridade das coisas... Com isso a coruja tornou-se, no decorrer da história da humanidade, símbolo da sabedoria. As corujas me atraiam como peças decorativas e desde que conheci o mito e o seu significado, passei a colecionar corujinhas. Hoje tenho parceria com Marilene Terra, que foi minha aluna de francês, época em que nos conhecemos e aos poucos fomos descobrindo nossas afinidades, como o prazer de trabalhar com a Informática Aplicada à Educação e olhem só: colecionadoras de corujinhas!! Ficou fácil escolher nossa "mascote".

Que o olhar de todos penetre as obscuridades neste espaço de interação e aprendizado...
Bem Vindos!!


VEJA ESTA ENTREVISTA